A convite dos meus amigos Miguel Claro e Apolónia Rodrigues, fui convidado, assim como a fotógrafa Carla Francisco, a participar na condição de fotógrafo do evento Dark Sky Party de 2022.
Um convite honroso, até porque, e apesar de ter um projeto em comum com o Miguel Claro, já não estava com ele presencialmente há algum tempo.
Foi sob um imenso calor que me dirigi para o Alentejo, mais concretamente para o Parque de Merendas do Campinho, perto de Reguengos de Monsaraz.
As expetativas eram grandes para estes dois dias de evento. O Miguel e a Apolónia, as caras visíveis do Dark Sky Alqueva, há muito que nos habituaram a um profissionalismo elevado nos seus projetos, sendo disso prova, os múltiplos prémios, nacionais e internacionais que reconhecem a excelência do Dark Sky Alqueva.
Vamos aos factos. A chegada ao local de receção deixa antever a grandeza do evento. Um enorme parque de estacionamento foi criado para receber o público. Nesta chamada “zona de check-in” encontro-me a cerca de 2 km´s do recinto do festival, onde a polícia se encarrega de garantir que apenas veículos autorizados se podem deslocar além deste ponto.
Como nada foi deixado ao acaso, vários autocarros garantem o transporte dos visitantes desde o parque de estacionamento à entrada do recinto. Recinto esse, localizado numa encosta com uma soberba vista sobre a barragem do Alqueva e onde se encontrava uma simpática equipa para dar as boas-vindas a todos os que iam chegando.
O primeiro dia fica marcado pela abertura oficial da Dark Sky Party 2022. Como qualquer grande evento, o presidente da autarquia local marcou presença. Nesse primeiro dia ficam na retina as palestras que tiveram lugar e aqui faço uma menção especial à do Miguel Claro, o único palestrante de todo o evento a representar a astrofotografia e que guiou a assistência por um “Passeio Cósmico”.
O segundo dia começou bem mais cedo, por volta das 16h. Se no primeiro dia já tinha ficado arrebatado e na qual assistiram mais de 500 pessoas, o dia a seguir superou as expectativas.
Várias atividades decorriam em simultâneo, o que atesta a grandeza da Dark Sky Party. Algumas dessas iniciativas obrigavam a inscrição prévia e a título de exemplo, registaram-se 170 inscrições para a aula de Yoga ao ar livre. Felizmente o espaço é grande o suficiente para açambarcar uma aula com esta grandeza de afluência.
Durante o dia e além da referida aula, foi possível efetuar desportos náuticos, como canoagem e Paddle. Houve também espaço para workshops de expressão plástica e observação do astro rei, através de telescópios preparados para o efeito e sempre assistidos por uma simpática equipa, pronta a explicar em detalhe tudo o que se observava e responder a todas as questões daí surgidas.
Para a noite teve lugar uma prova de vinhos cega efetuada sob a luz das estrelas. As palestras do segundo dia tiveram o seu ponto alto quando a astronauta Heidemarie Stefanyshyn-Piper subiu ao palco. Neste momento fiquei perplexo ao ver as mais de duas mil pessoas presentes neste segundo dia em êxtase com a sua presença. Após as palestras e à semelhança do primeiro dia, também foi possível efetuar observação noturna através dos vários telescópios espalhados pelo recinto do evento.
A intercalar com todas estas atividades, havia ainda uma zona para comprar comida e bebida. Pequena a meu ver, face ao número de pessoas a participar no evento.
O fim da Dark Sky Party foi no mínimo especial. O espaço do evento praticamente às escuras e foi sob o olhar imponente da via láctea que os Moksha Sound Journey subiram ao palco para um concerto meditativo. A assistência nesse momento da festa, estava maioritariamente deitada no chão e ao som de músicas calmas fitava um imenso céu estrelado. A repetir!
Como tive oportunidade de confidenciar ao Miguel e à Apolónia, toda a equipa Dark Sky está de parabéns. Se ao nível de organização, a Dark Sky Party não me surpreendeu, o mesmo não posso dizer da sua dimensão, nesta sua nona edição. Mais de 2500 pessoas passaram pelo recinto. É tremendo o impacto cultural, económico e social que uma iniciativa deste género tem na dinamização da região.
Parabéns e que a Dark Sky Party de 2023 tenha ainda mais sucesso!